26 de setembro de 2009

O Barroco é Pop?? (por Clóvis Bulcão)

Tenho uma amiga que sempre, de forma direta ou indireta, contribui para o nascimento de reflexões minhas e novos artigos, novas Memórias. Ela é a Lita Duarte, que já apareceu em meus artigos várias vezes. Ela me indicou o blog de um amigo seu. E fui olhar. O nome dele é Clóvis Bulcão, e depois de ler um de seus posts sobre cultura, me vejo movido a indicá-lo aos meus leitores também.


Clóvis Bulcão é um escritor premiado por suas obras e pesquisas no campo de História e cultura brasileiras. Obras essas como A Quarta Parte do Mundo, que relata a chegada dos Templários ao Brasil, premiada pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Esse livro se tornou uma série de documentários. Colaborou com o livro Corrupção - 18 contos, editado pela ONG Transparência Brasil e Arte Ateliê. Também trabalhou ao lado da apresentadora Regina Casé no programa Um Pé De Quê?, entre 2003 e 2005. Talvez o seu trabalho mais importante seja o Pequeno Dicionário de Personagens da Literatura Brasileira, um livro que reúne os mais importantes livros e autores dos séculos XIX e XX da nossa literatura.





E, para começar, vim falar sobre seu segundo artigo: Barroco ou Pop!!


Nesse artigo, com uma linguagem leve e sem eruditismos desnecessários, ele discorre sobre a semelhança entre os personagens da época barroca, de alguns séculos atrás e as atuais, com foco nas figuras brasileiras. Para ele, Pop é aquele que atrai multidões,e barroco o que supostamente tinha um ideal mais sublime e puro.


Ele demonstra como, de certa maneira, o próprio barroco é pop, e o pop é barroco, pois o barroco, como ideal, é visto apenas como uma propaganda diluidora de certos defeitos contemporâneos. E o pop, como a forma de adestramento de massas, usando aqueles últimos ideais, sejam filosóficos, artísticos ou políticos. A Madonna: ela é pop?? Aleijadinho, era barroco?? Os coffee-shops da Holanda, onde se vendem drogas de forma livre, são pops ou nasceram na época barroca??


Leitura indispensável a desse blog, para quem tem fome de notícias e cultura!! Me sinto honrado em poder apoiar a expressão de pessoas como o Clóvis, ligadas à Cultura e ao cultivo do conhecimento. As Memórias de Ebrael sempre estarão abertas e dispostas a guardar essas boas leituras e apoiar a busca do saber.



*************************



Leia mais: http://voandoalemdotempo.blogspot.com/