O doce sono do Guerreiro...

Todos nós temos, ou achamos que temos, algo de grande a fazer na vida. Às vezes, isso pode não ser lá grande coisa para algumas pessoas ou para nós mesmos. Não importa o que seja, mas desde que seja algo que exercite nossas habilidades ou nos faça aprender a podar nossos defeitos, é valido, então.

Com o tempo, aprendi porque as pessoas reclamam tanto depois de terem conseguido o que diziam querer. É porque não descansam. Mas como assim? Viciam em conquistas e esquecem de aproveitar o que conquistaram antes. Trata-se da ânsia (chamo de vício) de querer conseguir mais e mais, uns com a desculpa de garantir o que já tem, outros com o pretexto de que não sabem viver sem batalhas e lutas.

Mas à medida em que não aproveitam para curtir o pouco que conquistam e conhecer verdadeiramente a importância de uma única vitória acabam por tornarem-se pessoas escravas de uma guerra sem fim. Quando se dão conta, já se afastaram de tudo aquilo que sonharam quando eram inocentes, crianças, sonhadoras. Os sonhos de adultos são outros, mas no começo são sempre simples, seja lá o que for, casa, carro, estabilidade financeira, um mestrado, um cargo,uma família, um Amor... Mas aí nossa atenção vai se voltando para outras coisas distantes disso tudo. Vamos desejando coisas desnecessárias e perdendo o foco do que é essencialmente singelo, gastando, em vão, nossas energias.

A vida é simples. Os mecanismos que a tornam possível parecem complicados. Apenas parecem. Não entendíamos, quando crianças, como o avião voava. Mas um técnico adulto tem essas respostas na ponta da língua e as dá com uma frase apenas!! E a felicidade? Porque achamos difícil sermos felizes?? Não somos felizes porque não vivemos nossa realidade essencial. O que é preciso para manter uma boa saúde?? Refeições balanceadas e exercícios regulares. Mas pelo meu emprego, posso ficar sem comer e abdico do lazer com minha família em troca de uma cargo mais "importante". O que é preciso para sermos felizes no Amor?? Amar, dar atenção, respeito, carinho. "Ahhh, mas eu já faço tudo, dou tudo e mais um pouco para minha casa!" Para a casa sim, mas e para o seu Amor?

Lutas sem fim, complicações sem fim, desejos sem fim, nunca por completo realizados. Porque será que um discurso pela Amazônia não seria mais atraente que uma charge de três quadrinhos com uma dúzia de palavras?? Porque não é tão simples, e o que é simples diz tudo, e o que é complicado é a tentativa de ser simples fazendo os outros cansarem, dormirem.

Por que será que o pastor da parábola foi atrás da ovelha perdida, deixando as outras 99 sozinhas?? Porque a ovelha perdida era a miniatura simples das outras 99 reunidas. E as 99 reunidas não eram mais que um sinal de que uma estava faltando. Buscamos no que é excessivo o que é simples. A ânsia dos excessos de toda ordem em nossa vida nada mais são que sinais de que procuramos com mais intensidade o que é simples sem, no entanto, ter sucesso na busca.

Me vejo, depois de tantas buscas, deitado na relva verde, no colo do meu Amor. É outono, 3 horas da tarde. Uma leve brisa do Sul faz meus olhos lacrimejarem de um sono gostoso. Olho para o Céu e me lembro das coisas simples e gostosas da infância.

Jogar bola até as 7 da noite e voltar descalço, sujo, com a cara cheia de poeira e sem camisa para casa. Dançar lambada e deixar a menina que eu não gostava cair em público no concurso da escola. Viajar sozinho com 12 anos para ir visitar meu pai, escondido, e sentir o primeiro ar da Liberdade. A minha primeira bicicleta e a noite que passei em claro esperando meu pai trazê-la na manhã de Natal. Dormir depois do almoço aos sábados, na cama de cima do beliche, do lado da janela, com o vento sul acariciando meu rosto e as árvores cantando uma melodia monótona e sonolenta.

Isso são coisas que me fazem feliz, pois foram e ainda são (na memória) essenciais para mim. Essenciais como os sonhos, como a capacidade de imaginar um mundo novo lá fora, amanhã, depois de amanhã ou ano que vem. Essenciais como todas as primeiras vezes, como o número 1 para a matemática. Sem ele não existiria o 2 e nada mais. Simples como um barco de papel ou um castelo na areia. Efêmeros, mas inesquecíveis, enquanto outras coisas mais duradouras nos perseguem como pesadelos, como impostos, como políticos em época de eleições.


Comentários

  1. !° Adoro esse vídeo, e o que você falou sobre as 99 ovelhas é verdade...

    rsrsrs

    Pow, eu que tenho que agradecer, você sempre me dando uma força lá no blog sendo que não é obrigação de ninguém, fico eternamente agradecido, pois já pensei em abandonar o blog umas 2 vezes, mas vocês que participam lá não me deixam fazer isso...

    rsrsrs

    Obrigado e abraços cara!

    ResponderExcluir
  2. Eu diria mais... o guerreiro é forte, é grande, é lindo e tem um coração imenso!
    Meu amigo querido, como te quero bem.

    Não tens nenhum livro publicado, porém, és um grande escritor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Moço, vc tem o dom da palavra.

    bjuuss

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo
    As questões às vezes podem ser mesmo as respostas

    um beijo


    A FELICIDADE


    Ar
    Calor e sol
    Olhar o mar
    A praia longa
    Cheia de gente
    Muita gente
    Com tantas diferenças
    Com vidas tão distintas
    Mas ali
    Ao deitar na areia
    Ao olhar o mar
    E ver o infinito
    Os rostos são iguais
    Calmos serenos
    Sem problemas
    Sem dores
    E eu fico a olhar
    A gente
    A praia
    O mar
    E a sentir
    E imaginar: a felicidade!..


    Lili Laranjo

    ResponderExcluir
  5. O ser humano é tão complexo e tão diferente, não existe forma pronta, cada pessoa se sente de uma jeito. O que é bom para um, necessáriamente não será bom para outro.

    ResponderExcluir
  6. Como você se expressa bem!
    Você tem um espirito mais evoluido do que a tua idade cronolígica.
    Sinceramente gostei de tudo,da tua luta pela justiça na política,pela maturidade de saber que os sonhos não podem morrer pela mão da ambição,por você desenhar tão bem as direnças da idade no amor.
    Nota 1000 para você MENINO,te sigo com prazer.

    Um abraço de Gê

    ResponderExcluir
  7. Querido amigo, obrigada pelo carinho e exagero, hehehehehe! Mas, adorei.

    Vou ler com a maior atenção o blog sobre a Amazônia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente com você, a felicidade está acontecendo neste exâto momento para cada pessoa, basta a pessoa descobrir o que realmente faz ela feliz, o que realmente importa ¨se perguntar para alguém que está com friu qual a coisa mais importante do mundo?. Certamente ele dirá que é o calor e se perguntar a um faminto, certamente esse dirá que é o alimento.
    Só é preciso descobrir o que está te fazendo feliz neste exato momento e aproveitar.

    Parabéns pelo post.

    http://alexsandroqueiroz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Blog maneiro.
    Cara, c/ você escre bem, putz! Será que um dia eu chego lá?!rsrsrsr

    bjus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam bem-vindos!!

Se você quiser fazer um comentário, colocar alguma sugestão ou fazer uma reclamação, assim como deixar um elogio, sinta-se à vontade!!

Pedimos apenas que evite apontamentos preconceituosos de qualquer natureza. Palavras ofensivas e agressões gratuitas serão vetadas no ato da moderação.

No mais, agradecemos por sua visita, esperando que a leitura de nossas Memórias lhe tenha sido agradável. Desejamos que volte sempre que quiser!!

Paz Profunda!!

Ebrael Shaddai

Postagens mais visitadas deste blog

Guiado pela Estrela!!

Vida Destemida

Pedro Boaventura, à beira do caminho.