Um Beijo no Escuro e um Texto-Enigma

No diHiTT, tenho amigos incríveis!! Todo mundo, falando de tanta coisa... Hoje, me deu vontade de fazer (ou tentar) o que o João, o Poeta dos Perfis, anda fazendo com maestria. Mas, antes de estrear meu primeiro texto-enigma, e propô-lo à resolução dos amigos, vou interpor um outro texto de um curso de inglês que tive, que aqui traduzi para todos:


Um Beijo no Escuro (A Kiss in the Dark)

Em um compartimento de um trem que viajava pela Inglaterra, há muitos anos atrás, sentaram-se um sargento do Exército, um jovem soldado, um velha senhora e uma linda mulher. O trem entrara en um túnel e, por quase um minuto, tudo era breu, escuridão total. Então, as quatro pessoas no compartimento, ouviram um beijo estridente e, imediatamente após o som, um violento tapa.

Quando o trem saiu do túnel, eles todos se entreolharam, mas ninguém disse palavra. Eles continuaram viajando em perfeito silêncio

"Que boa garota!!", pensou a velha senhora, olhando para a jovem mulher. "Ela realmente tem caráter!!"

"Que estranho", pensou a jovem mulher. "Aquele sargento beijou a velha senhora, e não a mim?"

"Aquele soldado é realmente esperto", pensou o sargento. "Ele rouba o beijo e eu levo o tapa?"

"Perfeito!!", comemorou o soldado. "Eu beijo o dorso de minha mão, e finalmente tive a chance de esbofetear aquele sargento estúpido!"


**************************

Poesias, encruzilhada, religião, sagrado

Quem definirá as Estrelas-Gêmeas??
Quem saberá quem as beijou,
Se foi o Destino
Ou as águas-de-cheiro??
Quem me dirá os nomes
Dos que duelam com os cílios??

Eles se vêem pela fechadura
E se enxergam por inteiro;
Eles tomam chá gelado
E caçam cigarras.
Eles falam em línguas estranhas
E, súbito, se calam.

O Bem de Um Bem
É o nome do Outro;
Estão sobre o arco-íris,
E espreitam damas-da-noite
Para esperar-lhes o desabrochar.
É noite, e há os Curupiras!!

Aquele, a quem foi dado
A Ira de Deus Potente,
Escrutina os olhos
Da noturna Bastet.
E seus olhos emitem fogos,
E Bastet espera seu Tempo.

Imitam Eros e Psychê,
Redimem Romeu e Julieta,
Andam como Alice e Santiago,
Transformam Sansão e Dalila,
Marte encontra o Oceano,
Marte nada e se embriaga.

A eles são os nomes
Como enigmas na Noite:
A Ele, os judeus chamam Ya'akov;
Bastet o chama Vencedor.
Ela é plena de Vida,
E defende a quem ama.

************************


Quem desvendará os versos desse texto?? Quem explicará os enigmas?? Tal enigma só poderá ser revelado quando o rio santo encontrar os pés do viajante; quando o Sol ver Netuno sorrir; e quando Marte conseguir atingir o castelo das cortinas esvoaçantes. E isto, só o Tempo mostrará...

Comentários

  1. Não sei o que me empolga mais, se ver citado Alice e Santiago no meio de tantos personagens da história ou pelo poema magnífico!

    De qualquer forma, agradeço pelos dois. A delícia de versos encantados e minha singela obra no meio dos grandes amores temperados, assim, tão sutilmente por suas mãos.

    Sim, Ebrael, são os dois. Uma degustação só.

    Agora, cá pra nós, baixinho, quem é?

    ResponderExcluir
  2. Adorei o soldado! hauhauhauha....

    Quanto ao poema: é lindo! Vc consegue escrever de uma maneira unica, talvez pelo fato de o que leio me faz viajar e pensar nao em quem vc esconde, mas quem eu escondo...

    adorei...

    beijos
    byy

    ResponderExcluir
  3. Afinal o enigma está em nós. Somos nós que o criamos e ele desempenha o seu papel, e cria por sua vez outras sensações e saberes.

    Gostei muito do poema. emocionante.

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Ebrael,
    Muito massa o beijo no escuro. Espertinho esse soldado hein? O final me surpreendeu, não esperava que ele tivesse beijado a própria mão. Legal.

    E o texto enigma é perfeito você deixou tudo junto e misturado. Até Alice e Santiago sairam dos "braços" da Valéria e entraram nessa história. Ficou tudo tão misturadinho que tá difícil encontrar um enigma contido nele. O pior é que o texto que define como encontrar o danado do enigma já é, por si só, um enigma! Fala sério amigo!!! Dá uma "diquinha"? Os "perfis" do João são bem mais fáceis de desvendar. O seu textou, lembrou-me os livros de Sidney Sheldon e Agatha Christie que lia na adolescência, às vezes lia o livro todo numa noite, passava a madrugada todinha lendo. Ai! Já viu né? Na hora de levantar para ir pra escola o bicho pegava. rsrs. E, mesmo que eu não encontre o enigma ja valeu a lembrança. Brigadoooo!! Você é Show de bola.
    Bjos no coração e fica com Deus

    ResponderExcluir
  5. Ebrael

    Cheguei atrasadinha,e fiquei extasiada com sua postagem!

    A piada do comboio,com os seus quatro personagens,fez-me rir bastante!!!...os soldados tem fama de fazerem estas brincadeirinhas....rsrsrs...ahahaha...

    Fez-me alegrar neste dia de inverno ,com chuva e muito frio....bra...quando chega a primavera?!?!....

    O seu poema é lindo e sensacional!...Estive a pensar e a pensar...será uma deusa e um deus,mas os nomes não me vem á mente. Quem serão?

    beijnhos
    joana

    ResponderExcluir
  6. Amigo Ebrael, adorei o beijo no escuro, foi demais. A sua poesia é belíssima, você escreve como verdadeiro poeta e escritor. Em relação a este enígma deve ser patriarca ou pai.
    Excelente enígma.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. "Uma canção e um enigma: uma canção para o céu, um enigma para a terra. E o que há entre a terra e o céu, que possa cantar a canção e resolver o enigma, senão nossa própria paixão?"
    A Deusa dança e aplaca a ira de Deus Potente.
    O enigma não me parece difícil, mas esperarei, pacientemente, que o rio encontre os pés do viajante...

    Abraço, maninho do coração!
    Serenissima

    ResponderExcluir
  8. Quanto a Proposta Indecente do Chá das Cinco...

    O texto descreve duas situações, uma é entrar no corpo com a mestria da sedução, a outra é poder e dominio sobre a vida dessa pessoa.É praticamente um pedido de casamento.
    Sem dificuldade dá para sentir que o homem em questão sofreu muito por amor, desacreditado, permitiu o ato carnal,mas sente-se fechado para maiores envolvimentos.

    Muitas vezes começamos um relacionamento automático, gosto dessa coisa do pacto, da entrega mútua, da sociedade da alma, gosto de escrever sobre os amores dramáticos.

    O meu estilo é assim completamente sem nexo.
    Beijo e saudade de você meu amigo
    Gemma

    ResponderExcluir
  9. Olá Ebrael gostei muito do seu poema, onde os deuses da antiguidade se dão a conhecer.

    Parabéns pelo texto

    Beijinhos


    Carmo

    ResponderExcluir
  10. Olá querido Ebrael, que post rico em detalhes . Primeiro uma história que a mim retratou a busca pela oportunidade perfeita para se fazer algo. Quando ela surge devemos aproveitar.
    Já o poema..bemmmmm esse poema me deixou deveras intrigada... me parece tratar de amor , confiança e esperança de um final feliz mesmo com os muitos entraves do momento.
    A solução do enigma ,acredito que só o tempo poderá prever.Aguardarei o dia portanto quando Marte conseguir atingir o castelo das cortinas esvoaçantes.
    Lindo poema, parabéns!
    Beijos no coração poeta.
    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir
  11. Ebrael,

    Uma vez que você deu a pista está no final - para mim, não o último, mas os três últimos versos são os que apresentam elementos circunstanciais para desvendar o enigma.

    Deus Potente = Deus Todo Poderoso = El-Shaddai.

    Bastet era uma deusa egípcia, representada como uma gata, cujos olhos se dizia que podia ver através da escuridão. Daí o poema dizer que Imitam Alice e Santiago. Todavia é Alice que tem visão aguçada.

    Ao dizer que imitam Eros e Psychê - diz respeito a ele, que deseja ardentemente [este é o significado da palavra éros] àquela cuja personificação é mais menina do que mulher, e nela está o sopro da vida, que é o que sifnifica psýkhein.

    Não consegui decifrar o que quer dizer: "redimem Romeu e Julieta", cuja história de amor acaba em tragédia. Por isso mesmo, uma antítese ao enigma proposto. Acho que o fez apenas para despistar ou confundir.

    Andar como Alice e Santiago, é o mesmo que de mãos dadas. Estas - as mãos dadas - podem ser entendidas também figuradamente: em sintonia o tempo todo um com o outro. Eles se entendem até no olhar.

    Sansão foi um juiz que defendeu o povo hebreu das mãos dos filisteus, a quem propôs um enigma bastante interessante (Juízes 14:12-14)
    "Disse-lhes, pois, Sansão: Dar-vos-ei um enigma a decifrar; se, nos sete dias das bodas, mo declarardes e descobrirdes, dar-vos-ei trinta camisas e trinta vestes festivais; se mo não puderdes declarar, vós me dareis a mim as trinta camisas e as trinta vestes festivais. E eles lhe disseram: Dá-nos o teu enigma a decifrar, para que o ouçamos. Então, lhes disse:
    Do comedor saiu comida,
    e do forte saiu doçura.
    E, em três dias, não puderam decifrar o enigma".

    Ao descer para encontrar com a mulher que se apaixonara, dos filisteus, Sansão foi atacado por um leão o qual matou. Passado alguns dias, Sansão voltou ao local para ver o corpo do leão morto e nele encontrou um enxame de abelhas com mel. Tomou dos favos e foi comendo. Chegando em casa deu também aos seus pais os favos para comerem, mas não lhes revelou a origem.

    "Marte encontra o Oceano/Marte nada e se embriaga", dá a entender um encontro. Este não aconteceu ainda. Nas respostas dos comentários, você, Ebrael dá uma pista de que se refere ao futuro, mas que está bem próximo: "o tempo da resposta está no fim, no epílogo do texto".

    No epílogo você cita "Ya'akov", o patriarca hebreu, cujo nome foi mudado para Israel, após Jacó ter lutado com o anjo. Israel significa "o que luta com Deus".

    Volto no texto para destacar uma última coisa: "Aquele, a quem foi dado A Ira de Deus Potente,". Vendo aqui e ali sobre ira, achei algumas coisas interessantes: Ira é um nome. Muitas pessoas acreditam que Ira é um nome tupi - que significa mel - por causa do romance de José de Alencar: "Ira+cema",lábios de mel. Porém Ira é de origem hebraica.

    O casal do enigma não são mesmo eu e Sonia. Você já disse e eu também não nos vejo no enigma.

    Para mim, os três elementos a serem considerados e juntados são:

    "Aquele, a quem foi dado A ira de Deus: ? + El-Shaddai. Só não estou certo quanto a Ebra, se o seu significado é ira em hebraico ou como se escreve naquela língua. Uma das pessoas é você, Ebrael Shaddai.

    O outro nome está no enigma proposto por Sansão:
    "Do comedor saiu comida,
    e do forte saiu doçura". Depois de ter me aproximado algumas vezes de "doçura" e "mel", a outra pessoa é a Valéria Kitmell.

    Deu-me uma canseira! Se não acertei, só cortando os seus cabelos como fizeram com Sansão.


    Abraço do amigo,

    Antonio

    ResponderExcluir
  12. Ebrael...
    O ENIGMA, apelou para meu lado imediatista,como que pedindo "calma, só o tempo lhe dara respostas"...
    Admito, me entristeci um pouco, coração apertou...Afinal expectativas sempre propoe ansiedade.
    Sou sensivel, percebo o recado mesmo que sutil, quando recebo... o que tenho que aprender é respeitar e me afastar.
    "Tão desmotivador seria viver , se não existissem as diferenças!"
    Boa sorte!
    Admiração...
    T I N I N

    ResponderExcluir
  13. Tinin,
    Tô boiando, agora!! Não entendi!! O seu comentário, sim, é que foi um enigma! Explique-se!!

    ResponderExcluir
  14. AHHHHHHHH
    Caso pudesse, ou sentisse segurança, levaria seu Banner comigo...Como repentinamente a troca cessou, só o farei com sua sugestão.
    Beijo
    T I N I N

    ResponderExcluir
  15. Querido...
    Sabe aquela pessoa especial que a gente conhece,imediatamente se apaixona, o admira por suas artes, fica fã e não quer nunca mais perder de vista?
    Voce foi um de meus primeiros seguindores...
    Não achava que a parceria iria se afundar ...e ainda tão rapidamente.
    Então é isto gato...
    Não precisa responder, foi só um desabafo!
    Beiju
    T I N I N

    ResponderExcluir
  16. este texto e lindo adoeiiiiiiiiiiii bjs?????

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam bem-vindos!!

Se você quiser fazer um comentário, colocar alguma sugestão ou fazer uma reclamação, assim como deixar um elogio, sinta-se à vontade!!

Pedimos apenas que evite apontamentos preconceituosos de qualquer natureza. Palavras ofensivas e agressões gratuitas serão vetadas no ato da moderação.

No mais, agradecemos por sua visita, esperando que a leitura de nossas Memórias lhe tenha sido agradável. Desejamos que volte sempre que quiser!!

Paz Profunda!!

Ebrael Shaddai

Postagens mais visitadas deste blog

Guiado pela Estrela!!

Vida Destemida

Pedro Boaventura, à beira do caminho.