O Mistério do Alef: a Matemática, a Cabala e a Procura Pelo Infinito
O Mistério do Alef é a história de Georg Cantor, um dos mais brilhantes matemáticos da história. Seu maior feito, o resultado de uma série de extraordinários saltos intuitivos, foi seu entendimento pioneiro da natureza do infinito. O trabalho desconcertante e profundamente filosófico de Cantor tem suas raízes nos matemáticos da Grécia antiga e na numerologia judaica, conforme a obra mística conhecida como Cabala. Cantor usou o termo alef - a primeira letra do alfabeto hebraico, com todas as associações místicas concomitantes para se referir ao número misterioso resultante da soma dos número inteiros positivos. Ele não é o último número positivo porque... não existe número. É o número definitivo do qual estamos sempre nos aproximando: assim como, por exemplo, não existe última fração antes do número um.
Comentários
Postar um comentário
Sejam bem-vindos!!
Se você quiser fazer um comentário, colocar alguma sugestão ou fazer uma reclamação, assim como deixar um elogio, sinta-se à vontade!!
Pedimos apenas que evite apontamentos preconceituosos de qualquer natureza. Palavras ofensivas e agressões gratuitas serão vetadas no ato da moderação.
No mais, agradecemos por sua visita, esperando que a leitura de nossas Memórias lhe tenha sido agradável. Desejamos que volte sempre que quiser!!
Paz Profunda!!
Ebrael Shaddai