Risíveis Amores (Milan Kundéra)
- A maçã de ouro do eterno desejo
- Ninguém vai rir (Nikdo se nebude sat)
- O jogo da carona (Zlate jablko autostop)
- O simpósio (Symposium)
- Que os velhos mortos cedam lugar aos novos mortos (At ustoupi stari mrtvi mladym mrtvym)
- O Dr. Havel dez anos depois (Diktor Havel po deseti)
- Eduardo e Deus (Edouard a buh)
A obra trata do equívoco, seja de situações ou de sentimentos. O equívoco, nesse sentido, está na essência do risível, que intitula a obra. Mal-entendidos que abrem perspectivas novas e caminhos para novas situações são uma constante nos contos. O estranhamento mútuo da parte de amantes, a inversão do caráter amoroso são uma mostra da incapacidade de comunicação que permeia as relações humanas na contemporaneidade. A temática, tratada de maneira literária pelo autor, é a velha temática da solidão humana, sua impossibilidade de transposição dos limites da subjetividade. No mundo ambientado pelo autor, os amantes tratam-se reciprocamente como objetos, e não mais do que isso. Falta de capacidade de comunicação e excessivo cinismo são traços comuns de caráter das personagens da obra. A mudança de perspectiva, porém, quase sempre revela nuances desagradáveis aos amantes. O risível é a necessidade humana pela farsa, pela simulação, pela representação teatral e a incapacidade de experimentar sentimentos verdadeiros. Através da incapacidade de comunhão dos personagens, Kundera parece querer desvelar para o leitor a absoluta falta de sentido da vida sob essas condições.
(Resenha extraída de Wikipedia, a enciclopédia livre)
Comentários
Postar um comentário
Sejam bem-vindos!!
Se você quiser fazer um comentário, colocar alguma sugestão ou fazer uma reclamação, assim como deixar um elogio, sinta-se à vontade!!
Pedimos apenas que evite apontamentos preconceituosos de qualquer natureza. Palavras ofensivas e agressões gratuitas serão vetadas no ato da moderação.
No mais, agradecemos por sua visita, esperando que a leitura de nossas Memórias lhe tenha sido agradável. Desejamos que volte sempre que quiser!!
Paz Profunda!!
Ebrael Shaddai