O Espelho dos Seis Tempos

Para C.C.P.:

"Espelho, Espelho meu, há, nesse momento, seres mais felizes do que nós??"

Nós mal havíamos nos conhecido, e já havia empatia entre nós. Eu trabalhava já há algum tempo no setor depressivo-burocrático de Compras de uma empresa privada, em Uberlândia. Quando a vi, à qual chamo aqui de C. C. P., pensei: "Enfim, alguém para me tirar a paz!" Mas, não estava dizendo de uma suposta chatice de conviver com ela, e sim da aventura que seria me degladiar todos os dias com aqueles olhos amendoados. Ainda não havia me dado conta disso, mas já me via a menos de um metro dela.

Certa vez, o Osvaldo, meu supervisor, me "acordou":

 - Lúcio, para de babar!! Conforme-se, ela está onde você não pode alcançá-la!! E o João, do setor de Promoção, anda ainda por perto... Ao que eu dei de ombros:

 - Admirar não tira pedaços, até onde eu saiba!!

Osvaldo é um cara chato. Sua função é fiscalizar. Nasceu para isso: cobrar, cobrar e cobrar!! Diversão não pode, isso não é certo, aquilo vai estragar tudo!! Só sabe dizer o que não pode. E o que pode?? Fazer o que ele manda, e ele manda que não façamos quase tudo.

Osvaldo era assim: amigo mesmo, mas apenas para nos guardar de beber quando precisamos beber e nos estimular à rotina quando a segunda-feira é anunciada pela sétima trombeta do Apocalipse. Um cara que se diz consciente, mas que é incoscientemente descuidado ao não ser flexível. O mesmo terno, o mesmo sapato com cadarço de couro cru.

Apesar de todos os freios que me impusera Osvaldo, me aproximei de C.C.P.; não havia o que temer, apesar de me parecer alguém um pouco acima da minha latitude cultural, além do meridiano da minha audácia.





Tempos passaram. João se foi. Eu vivia mais na empresa do que em casa. Fazia serões intermináveis, só para poder ser tostado por aqueles olhos de ágata. Olhos que me pareciam espelhos mágicos, a me revelar quem sou de verdade, a me revelar o que desejo da vida, quais sonhos ainda quero compartilhar. Sonhos de viagens, sonhos de dança na chuva, sob algum coqueiro de Cancún ou em alguma gôndola nos canais de Veneza.

Não foram raras as vezes em que eu, indo ao banheiro, flagrando olheiras em meu rosto, revelei-me com um olhar de quem queria fazer um vídeo para ela, ícone e fim último dos meus devaneios. Seria, ela mesma, meu Espelho Mágico?? Seria C.C.P. o Tempo misterioso da minha glória futura, a glória do que segue seu Destino?? Espelho misterioso, reflexo sem nome, e que revela toda a beleza do que não se pode dizer, do que está nas entrelinhas. Misterioso como o número Sete, secreto como a Magia, oculto como o que não podem saber os incrédulos.

Mas, ainda mais perfeito que o Sete, é o número Seis, o número do Amor. A luz que saía dos olhos de ágata de C.C.P. não era de mistério, mas de fome de viver, de Amor à Vida, de Amor ao Mundo.
Crônicas, contos, Tempo, Espelho


Um dia lhe falei isso, que seus olhos me eram como Espelho Mágico. Pensei em lhe dizer que espelhos, às vezes, podem iludir, pois são apenas imagens. Mas são imagens de nosso ser, de nossos desejos. Projeções apenas?? Espelhos podem se quebrar, como as ilusões... e aí, como ficaríamos?? Mas, e se esse espelho for fabricado de um vidro temperado pela maturidade, e se ele resistir às quedas naturais que podem acontecer??

Ficarão as imagens, que não mudarão. Mudarão nossos seres, fontes de juventude eterna. Sonhos são sonhos, e apesar de a noite de ontem ter-se ido, o Sol me trouxe a certeza de que não só sonhamos acordados, mas também acordamos para os sonhos, acordamos para a Vida!!


Comentários

  1. Saudações!
    Que Post Fascinante!
    Amigo EBRAEL, mais um crônica impecável, valeu a pena se olhar nos espelhos da vida. Uma moldura que reflete a realidade de muitos!
    Parabéns por mais um texto magistral!
    Parabéns pelo lindo Post!
    Contagiou. Mexeu. Valeu.
    Paz Profunda Frater!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Que conto saboroso, Ebrael!

    Que importa se os espelhos se partirem? Que importa se são apenas imagens reflectidas, invertidas. Que importa tudo isso, se podemos sonhar e "acordar para Vida"?

    Beijinhos
    Luísa

    ResponderExcluir
  3. Ebrael fiquei maravilhada com o teu post! Fui longe com ele...muito longe! bjo

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Ebrael, lindo conto. Somos comos os espelhos quando sonhamos acordados e quando vemos estamos na realidade outra vez, mas sonhar é bom e quem sabe um dia estes sonhos não se tornam realidade e olhando para este espelho vemos que a verdade está em nós mesmos e que este é o espelho da vida.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo, poeta e querido.

    Diz a Lúcio que mando o recado:

    Siga seu caminho, mirando-se no seu espelho mágico e deixe seu ser se invadir deste amor. Ele é seu, ele é você. O espelho reflete você. Um ser inteiro, denso e cheio de vida.

    A ternura, o carinho nos olhos cansados que pedem colo. Se acomode, meu amigo, se ajeite, aconchegue e viva seu sonho mais vivo do que nunca.

    Viva intensamente! Depois, quando estiver embriagado de felicidade, assopre um pouquinho bem na cara de Oswaldo. Acredito que até ele vai se permitir mudar dos mesmos sapatos e ternos pra colocar a cara amarrada pra sorrir.

    São destas alegrias que são feitos os sonhos. São destes sonhos as realizações da vida, viu?

    Bjs

    Valéria

    ResponderExcluir
  6. Oi Ebrael, lindo conto, e com a sua veia poética sempre presente, claro...

    Gosto dos espelhos... Gosto das imagens refletidas... Gosto de vislumbrar o reflexo da essência humana. Será belo ou tenebroso conforme o que lhe deu origem... E quando conseguimos vislumbrar o reflexo de nós mesmos no olhar de um semelhante cujo coração é próximo ao nosso: magia pura!

    A vida é um sonho acordado pronto para ser realizado. Ainda que os Osvaldos não tenham percebido, sonhar e viver compensa tudo.

    Os espelhos podem se partir em mil pedaços, mas o ser que nele estava refletido seguirá sua jornada em direção a luz.

    Bjs

    Denize

    ResponderExcluir
  7. Que o teu olhar ao se olhar nos espelhos da vida ..
    sejam reflexos das vivências saboreadas..
    no mundo real e no mundo dos sonhos..
    bjo

    ResponderExcluir
  8. Mas eu fiquei curiosa, Ebrael. Quando vc falou que os olhos eram como Espelhos Magicos, qual foi a reação e qual foi a resposta?!

    Achei isso muito poético... olhos são como cristais, como espelhos mágicos. Sim, algumas pessoas sabem usar os olhos com certa magia.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá querido Ebrael,considero os olhos como espelhos mesmo, disse um poeta que eles são "os espelhos de nossa alma", a frase pode parecer clichê neste momento para muitos, mas comungo dessa opinião. E o que refletem os espelhos que a nós mesmos, nossas dúvidas, certezas, desejos, sonhos e aspirações? Nada mais íntimo que nos perdermos num olhar a menos de um metro de distância, quando podemos ver a nós mesmos dentro da outra pessoa. Os espelhos materiais se quebram em mil pedaços, os espelhos de nossa alma podem até se quebrar de decepção ou tristeza mas depois o amálgama maior chamado tempo cola os cacos e os tornam brilhantes novamente. Por esses e outros motivos que sonho, luto, busco todos os meus objetivos e mais íntimos desejos, sabemos como está nosso presente, o futuro é uma incógnita.
    Parabéns pelo belíssimo texto, a cada dia consegue me surpreender mais.
    Beijos no coração.
    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir
  10. Olá Ebrael.

    Seu texto é muito bom, a mensagem passada pela conclusão do texto é melhor ainda. Vamos pensar sobre isso, aprender também um pouco.

    Parabéns pelo texto.

    Abs

    ResponderExcluir
  11. Oii Ebrael.

    Muito bom o texto , faz todo sentido.As vezes o espelho consegue refletir nosso eu que nem nos memso conseguimos exnergar e os olhos de uma pessoa são os espelhos mesmo,pois podem transmitir varias sensações e sentimentos.Como já dzem porai, um olhar vale mais do que mil palavras.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá Ebrael...
    Vim buscar seu banner pra colocar lá no cidade da leitura, ok?
    Abração.
    estamos juntos!

    ResponderExcluir
  13. Ah! adorei o texto!
    Agradeço a visita ao meu blog!
    Acredito que a fé é tudo o objeto a ser
    utilizado para realizá-la é viável...depende da crença.

    Beijos, ótima Semana!

    ResponderExcluir
  14. Amigo.... seus escritos estão cada dia melhores sabia?! Palavras que são capazes de atingir a qualquer pessoas.... e crônicas que nos envolvem.... muito bom mesmo...!
    Desculpe a demora.... mas ando bem ocupadinha.....
    Beijo no coração

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam bem-vindos!!

Se você quiser fazer um comentário, colocar alguma sugestão ou fazer uma reclamação, assim como deixar um elogio, sinta-se à vontade!!

Pedimos apenas que evite apontamentos preconceituosos de qualquer natureza. Palavras ofensivas e agressões gratuitas serão vetadas no ato da moderação.

No mais, agradecemos por sua visita, esperando que a leitura de nossas Memórias lhe tenha sido agradável. Desejamos que volte sempre que quiser!!

Paz Profunda!!

Ebrael Shaddai

Postagens mais visitadas deste blog

Guiado pela Estrela!!

Vida Destemida

Meu Anjo da Guarda é como uma pedra preciosa!!