23 de Abril - Dia de meu Pai Ogum!!

Não podia deixar de lembrar de Ogum (para os católicos, São Jorge) nesse 23 de abril, dia magnífico em que todos os yawos (filhos-de-santo) do Brasil celebram o Patrão, o Senhor Absoluto dos Caminhos, Aquele que abre os Caminhos dos que têm fé e que são justos.Vamos falar um pouquinho de Ogum, meu Pai espiritual e de todos os filhos=de-santo, de um modo geral.



Ogum é o arquétipo do guerreiro. É pois, o símbolo do trabalho, da
atividade criadora do homem sobre a natureza, da produção e da expansão, da
busca de novas fronteiras, de esmagamento de qualquer força que se oponha à sua
própria expansão. É o dono do Obé (faca) por isso nas oferendas rituais vem logo
após Exú porque sem as facas que lhe pertencem não seriam possíveis os
sacrifícios. Ogum é o dono das estradas de ferro e dos caminhos. Protege também
as portas de entrada das casas e templos (Um símbolo de Ogum sempre visível é o
màrìwò (mariô) - folhas do dendezeiro (igi öpë) desfiadas, que são colocadas
sobre as portas das casas de candomblé como símbolo de sua proteção). Dizemos
que Ogum é, em si mesmo, os atentos olhos da Lei, sempre vigilante, marcial e
pronto para agir onde lhe for ordenado.

É a senhor da viagem, a estrada longa, é o veiculo!! Ogun é a jornada, a
empreitada, a luta do dia-a-dia. É a estrada de ferro, o impacto do trem nos
trilhos. Ele é o próprio trem, ele é o próprio trilho! Ogum é a franqueza, a
decisão a convicção, a certeza, o fato consumado. É também a bateria que gera
energia, é a própria energia... Ogum é sua vida em plenitude. É o amianto, o
aço, o ferro, a bauxita,o maganês, o carvão mineral, o ouro a prata, o diamante
sem lapidar, a lapidação, o aparelho cirúrgico. È o ato de cortar, morder e
devorar sem piedade.

Ogum é um orixá importantíssimo na África e no Brasil. Sua origem, de acordo com
a história, data de eras remotas. Ogum é o último imolé. Os Igba Imolé eram os
duzentos deuses da direita que foram destruídos por Olodumaré após terem agido
mal. A Ogum, o único Igba Imolé que restou, coube conduzir os Irun Imole, os
outros quatrocentos deuses da esquerda.

Foi Ogum quem ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço. Ele tem um molho de sete
instrumentos de ferro: alavanca, machado, , enxada, picareta, espada e faca, com as quais ajuda o homem a
vencer a natureza. Ogun é o Orixá dos ferreiros, das guerras, da tecnologia!!!

Referêmcia: http://ekodide.blogspot.com/2008_06_01_archive.html


*******


Numa noite gloriosa, eu vi meu pai. Numa noite gloriosa vi meu pai armado pra guerra, me dizendo que eu estava pronto. Que eu estava pronto pra servir.

Não tentem, os que são profanos em relação à religião africana, entender essa mística. Nem mesmo os que são do Círculo Interno. Experiência religiosa é uma coisa única e pessoal. Ogum, como um Imolê, criado por Olorun, e enviado para abrir os caminhos ao desenvolvimento dos mundos e guiar as humanidades ao seu melhoramento é aquele que me guia e me rege nessa caminhada espiritual de aperfeiloamento.

Que Ogum, Vencedor e Invencível, General dos Orixás, abra os caminhos de quem tem fé, os caminhos dos que trabalham e não deixam a peteca cair!!! Que hoje, principalmente hoje, os justos tenham sua vitória apressada e os ímpios recebam por suas iniquidades!!

"


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guiado pela Estrela!!

Vida Destemida

Meu Anjo da Guarda é como uma pedra preciosa!!