De repente, bateu uma saudade de meu pai!!

Eu estava ainda agora fuçando no Youtube por clipes de músicas que eu sempre gostei. Me surgiu à mente a canção Pai, do Fábio Jr., que sempre me emocionou.

O sentimento de saudade e amor aos pais é diferente em nuances do amor às nossas mães, mas não menos marcante. Não está somente no sangue, está na personalidade inteira, no coração. Meu pai está não muito longe daqui, a uns 80 km, mais ou menos, em Balneário Camboriú. Mesmo que estivesse a menos de 1 km, nós sentiríamos saudades de qualquer jeito, pois sentimos saudades não somente da presença no espaço, mas no tempo, nos tempos de infância, nos tempos de abraços mais frequentes, menos formais, inclusive.



A saudade fica mais forte quando percebemos o quanto de nós está contido naquela figura amadurecida pela vida e por suas lições, o quanto de nossos erros e acertos já foram perpetrados por eles, antes mesmo que fôssemos meros espermatozóides e óvulos, o quanto de nosso sorriso, de nossos cacoetes e bordões têm sua origem em cada um de nossos pais...

Há alguns meses apenas que o vi pela última vez, por um pouco mais de uma hora. Estivemos eu, meu pai e meu filho, juntos, por pouco mais de uma hora. Hoje em dia, não esperamos mais por uma bicicleta ou outro presente ansiosamente, mas por um abraço e aquelas palavras que costumávamos escutar deles, até com uma certa indiferença, quando éramos crianças, tais como: "Deus te abençoe, filho", "obedece tua mãe",  "quer fazer um lanche??",  "o pai te ama!!"... coisas essas que hoje repito a meu filho!!

A poesia que compus no último dia dos Pais, não a fiz pensando só em meu filho, mas no que meu pai diria sobre os Pais:
Ser Pai...
É conduzir com segurança, ainda que encima de uma corda-bamba.
É ser corajoso, ainda que o coração espasme de medo.
É a palavra de autoridade, falada ao ouvido, ecoando no coração durante décadas, tal como um dogma.

Vou dormir tranquilo agora, pois que a lembrança de meu pai é algo que me conforta, me certificando que, apesar das minhas mazelas, sou capaz, e muito, de carregar amor no coração, e manter vivas as Memórias que fazem as pessoas realmente felizes: as da família!!





Pai (Fábio Jr.)

Pai, pode ser que daqui a algum tempo
Haja tempo pra gente ser mais,
Muito mais que dois grandes amigos, pai e filho talvez...
Pai, pode ser que daí você sinta, qualquer coisa entre esses vinte ou trinta,
Longos anos em busca de paz....
Pai, pode crer, eu tô bem eu vou indo, tô tentando, vivendo e pedindo
Com loucura pra você renascer...
Pai, eu não faço questão de ser tudo, só não quero e nao vou ficar mudo
Pra falar de amor pra você!!
Pai, senta aqui que o jantar tá na mesa, fala um pouco tua voz tá tão presa.
Nos ensine esse jogo da vida, onde a vida só paga pra ver.
Pai, me perdoa essa insegurança, é que eu não sou mais aquela criança
Que um dia morrendo de medo, nos teus braços você fez segredo
Nos teus passos você foi mais eu.
Pai, eu cresci e não houve outro jeito, quero só reencostar no teu peito
Pra pedir pra você ir lá em casa e brincar de vovô com meu filho,
No tapete da sala de estar.
Pai, você foi meu herói meu bandido, hoje é mais muito mais que um amigo.
Nem você nem ninguém tá sozinho, você faz parte desse caminho

Que hoje eu sigo em paz!!

Comentários

  1. Ebrael

    Li o texto... profundo.

    Deixo p/ vc o meu abraço bem forte, conte sempre comigo.

    Bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Ebrael

    Tens razão ´o tempo é sempre tempo de ser vivido com amor e com digindade... Saibamos aproveitá.lo


    um beijo

    gostei doa mensagem pai é para sempre....

    ResponderExcluir
  3. Ebrael!
    Seu texto ficou lindo e o seu pai é gatão..rsrsrs
    Brincadeiras a parte, seu blog é um espaço de inteligência colocada de forma simples e honesta.
    Parabéns!
    Beijos e uma semana de luz.

    ResponderExcluir
  4. Ebrael,
    Meu pai faleceu quando eu tinha oito anos (hoje tenho cinquenta), é duro crescer e se tornar uma pessoa útil à sociedade sem o exemplo parerno mas eu e meu irmão conseguimos. Tento compensar a perda sendo o melhor pai do mundo para as minhas filhas (tenho três).
    Agradeço por me fazer recordar dos bons momentos que tive com meu pai.
    abração/humberto

    ResponderExcluir
  5. Humberto,

    Imagino sim o que é crescer sem pai, pq às vezes, qdo paro para pensar o que seria minha vida sem a família, me dá aquele aperto no coração, e a vontade de aproveitar o máximo ao lado dele, e de minha mãe também, que está mais perto.
    O que vc faz, sendo um ótimo pai, sim, é a melhor forma de cultivar a memória de seu pai, de preservar os bons valores que ele possa ter te passado, ainda que por pouco tempo. Se a personalidade se forma até os 7 anos, como dizem, então vc tem seu pai por inteiro em vc, até hj, mesmo que às vezes vc possa não perceber.

    Parabéns pelo sentimento bonito de pai (e filho) que vc carrega dentro de si!!

    Abçs!!

    ResponderExcluir
  6. Que bom que você pode conviver com o seu pai mesmo que essa convivência não tão permanente. Você está certíssimo demonstrando o amor que sente por ele. Aproveite-o o máximo que puder, porque não sabemos o dia de amanhã, e amanhã pode ser muito tarde para dizermos a alguém eu te amo.
    Um abraço.
    João Batista da Cunha
    JBCPOETA (dihitt)

    ResponderExcluir
  7. João, a família é a base de tudo no mundo, é o núcleo fundamental da humanidade: pai, mãe e filho!!

    É DEVER nosso e de cada um reverenciar e cultivar o amor e respeito aos pais!!

    Obg q abraços!!

    ResponderExcluir
  8. O meu pai foi um grande amigo, a perda dele levou um pedaço de mim para o céu também. Eu gostava de ouvir os conselhos dele e adorava a comidinha dele.

    Amei o seu post... voltei ao passado.

    ResponderExcluir
  9. O pai é um dos núcleos de nossa personalidade sim!! Eu sinto saudades das brincadeiras dos presentes, das broncas e lições, do estimulo ao estudo. Ele pe mto inteligente!!

    Bjs Sissym!! Que teu pai te guie em todos os momentos, de onde estiver!!

    ResponderExcluir
  10. eu perdi o meu pai, sinto muita saudade dele, o que posso dizer e que os que tem seus pais ainda vivo de valor en quanto ha tempo porque perder un pai e uma ferida que nunca sara... somente Deus para acalmar nosso coracao, karen cristina indrakaren@yahoo.fr

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam bem-vindos!!

Se você quiser fazer um comentário, colocar alguma sugestão ou fazer uma reclamação, assim como deixar um elogio, sinta-se à vontade!!

Pedimos apenas que evite apontamentos preconceituosos de qualquer natureza. Palavras ofensivas e agressões gratuitas serão vetadas no ato da moderação.

No mais, agradecemos por sua visita, esperando que a leitura de nossas Memórias lhe tenha sido agradável. Desejamos que volte sempre que quiser!!

Paz Profunda!!

Ebrael Shaddai

Postagens mais visitadas deste blog

Guiado pela Estrela!!

Vida Destemida

Pedro Boaventura, à beira do caminho.